Formações Regionalistas

de Músicos

Chamamos de formações regionalistas aqueles grupos que são fruto de regiões e culturas específicas do Brasil. Ao contrário das formações de orquestra e banda que encontramos no mundo todo, a instrumentação e o colorido rítmico dos grupos regionalistas tem sempre uma cara bem peculiar. Suas regras de gênero são formatadas através de gerações e tem geralmente um repertório específico criado sob medida dentro do mesmo caldeirão cultural, que inclui muitas vezes danças, figurinos, gastronomia e regras comportamentais. O Brasil, é um país generoso nesta categoria: temos uma diversidade muito grande e rica de manifestações regionalistas, que mostram nossa potência criadora de nicho e, no conjunto, dão prova de um país com uma incrível vocação para criar sua própria diversidade musical. Alguns gêneros com os quais trabalhamos:

Forró

Deliciosamente animado, o que chamamos de ‘forró’ é mais uma festa popular original do Nordeste brasileiro do que propriamente um ritmo. Musicalmente falando, engloba uma diversidade de ritmos nordestinos como o xote, o baião, o arrasta pé, côco e o xaxado. A instrumentação tradicional de um ‘Trio Pé de Serra’ é sanfona, triângulo zabumba. Frequentemente os próprios instrumentistas cantam nestas formações.

Samba ou Chorinho

CHORINHO

Ao mesmo tempo informal e extremamente elegante com seus baixos cantados no violão de 7 cordas e suas melodias virtuosísticas, o choro, nascido na Região do Cais do Porto no Rio de Janeiro, é considerado a primeira música urbana tipicamente brasileira. Capaz de botar a rigidez e a formalidade de lado sem abrir mão da beleza e da qualidade musical, o chorinho é o tipo de música que te faz mexer os dedos, as pernas e os pés, ou, nos choros mais dolentes, traz um lirismo de uma beleza arrebatadora. Pode ser feito na formação tradicional de “Regional”: pandeiro, cavaco, 7 cordas e clarineta, podendo incluir também o bandolim. Ou podemos montar formações híbridas e menos tradicionais, incluindo outros instrumentos ‘não típicos’ de choro. É a pedida ideal para eventos onde se pretende explorar as cores, gostos e sons do Brasil.voz.

SAMBA

Irmão do Choro, o samba aqui apresentado, é o samba tradicional, ou como costuma-se dizer, ‘samba de raiz’. Sendo o ritmo mais conhecido do Brasil no mundo todo, ele extrapolou as fronteiras da regionalidade e deixou sua marca na MPB, na Bossa Nova e outros estilos dentro e fora do Brasil. Mas aqui, vamos dar um passo atrás e fazê-lo nas regras tradicionais do gênero! A instrumentação é bem parecida com a do choro, com o acréscimo de surdo na marcação e voz.

Depoimentos de Clientes

Confira outros Serviços

Casamentos

Baile de Debutante

Corporativos

Bodas

Recepção

Formaturas

Entre em

contato

Donec id lectus ac lorem condimentum convallis. Mauris sed justo vestibulum, congue sapien in, ornare urna.

WhatsApp Chat
Enviar pelo Whatsapp